Surgiu um novo mapa de responsabilidades de crédito no final de outubro como consequência da reformulação da Central de Responsabilidades de Crédito pelo Banco de Portugal.
A principal atualização é conter, a partir de agora, a informação sobre todos os créditos concedidos pelas instituições em Portugal com montante inicial igual ou superior a 50 euros.
Desta forma os particulares e pessoas coletivas têm acesso a mapas mais detalhados sobre os seus créditos, quer como devedores quer como avalistas/fiadores.
Outras diferenças no mapa de responsabilidades de crédito?
Ao emitir o mapa de responsabilidades de crédito, o titular poderá obter:
- O “mapa de responsabilidades de crédito”, com informação detalhada sobre todos os contratos de crédito de que o titular é devedor ou avalista/fiador, organizados em função da instituição.
- O “mapa de responsabilidades de crédito agregadas”, que resume as responsabilidades de crédito do titular na qualidade de devedor e na qualidade de avalista/ fiador para cada tipo de produto financeiro.
Quando entra em vigor esta alteração?
Os mapas com informação relativa a setembro de 2018 e a datas posteriores já terão as alterações implementadas.
Os mapas de responsabilidades de crédito com data de referência anterior a setembro de 2018 serão consultados no formato antigo.
Porque existe este documento?
O mapa de responsabilidades de crédito é necessário, quer seja para atribuição de um crédito ou apenas para conhecimento pessoal.
Através deste documento, as instituições conseguem rapidamente as informações necessárias para avaliarem o risco da concessão de crédito.
Para a maior parte dos tipos de crédito, é solicitado este documento.
Portanto, sempre que pretender aceder a um crédito, seja ele o crédito pessoal, crédito consolidado e/ou crédito habitação terá que entregar o documento junto da instituição para avaliação da sua situação.
Obter o Mapa de responsabilidades de crédito
O Passos para obter o mapa de responsabilidades de crédito continuam a ser os mesmos.
Consulte o nosso artigo detalhado sobre a emissão deste documento e que informação contém.
Se gostaria de ver a sua situação avaliada por uma equipa de especialistas na área, basta preencher o nosso simulador e receberá uma resposta rapidamente.