ESTER – a nova taxa do BCE para a zona Euro

Está previsto para 2020 a entrada em vigor da Euro Short-Term Rate, a ESTER.
Trata-se de uma nova taxa que o Banco Central Europeu irá implementar na Zona Euro.

as taxas de juro oficiais do Eurosistema

A EURIBOR e a EONIA são as taxas oficiais na zona Euro. Estas desempenham um papel fundamental nos mercados financeiros pois são utilizadas nos diversos instrumentos financeiros, desde créditos a depósitos.

EURIBOR 

A EURIBOR é a sigla para Euro Interbank Offered Rate. Esta taxa, juntamente com o SPREAD, é utilizada para calcular a prestação mensal do seu crédito. É uma taxa com diferentes prazos, como uma semana, três meses, seis meses e um ano.

Os principais bancos europeus emprestam dinheiro entre eles no Mercado Monetário Interbancário. É com base na média das taxas de juros praticadas nestas transações que é definida a EURIBOR.

A Euribor está num processo de reformulação até ao fim do ano com o objetivo de ser adotada a 1 de janeiro de 2020. Sobre esta reformulação ainda pouco se sabe.

EONIA 

A EONIA é a sigla para Euro Overnight Index Average. É fixada todos os dias pelas 19h00 CET dado que é calculada com base na média de todas as operações interbancárias pelo prazo overnight.

A ESTER

A ESTER, vem substituir a EONIA.

Segundo o BCE:
”O BCE publicará o primeiro ESTER a 2 de outubro de 2019, refletindo a atividade comercial de 1 de outubro de 2019.
A taxa será publicada às 08:00 CET em cada dia útil do TARGET2 , com base nas transações individuais reais do dia anterior.
Será publicado no site do BCE, através da plataforma de divulgação de informações de mercado (MID) do BCE e do Statistical Data Warehouse

A ESTER será calculada com base inteiramente em transações individuais reais em euros que são relatadas pelos bancos de acordo com o relatório estatístico do mercado monetário (MMSR) do BCE. ”
Saber mais.

Quais as diferenças entre a EONIA e a ESTER?

A administração da EONIA é feita através do EMMI, entidade privada, enquanto a ESTER, será administrada exclusivamente pelo BCE.

A EONIA é fixada com base nos dados entregues voluntariamente pelos 28 bancos do painel. Enquanto a ESTER, irá ser constituída através da apresentação diária de dados dos bancos que reportam de acordo com o Regulamento do MMSR – Money Market Statistical Reporting.

Conclusão

Com o objetivo de evitar manipulações nas taxas de juro, o BCE decidiu criar uma nova taxa interbancária. No fundo o que o BCE procura é ter mais controlo nas taxas indexantes do mercado do Eurosistema após o escândalo relacionado com a fixação dos valores das taxas.