Ainda existe uma grande dúvida em redor das taxas de juro, principalmente quando se pede um Crédito Pessoal. Existem variadas ofertas de Instituições Financeiras, onde cada uma delas, faz propaganda à TAN e/ou à TAEG. Contudo é preciso ter cuidado para saber a diferença entre ambas, uma vez que pode ditar a poupança mensal de vários euros em cada crédito
Taxas de Juro
Existem variadas taxas de juro (saiba mais no site do Banco de Portugal), contudo vamos apenas abordar a TAN e TAEG, que são aquelas que tem de ter em atenção quando se recorre a um Crédito Pessoal ou a um Crédito Consolidado.
A TAN é obrigatória em todos os contratos de crédito e corresponde sempre ao período de um ano. Sempre que o pagamento de juros for mensal, é necessário dividir a TAN por 12 para saber o juro. Se o pagamento foi trimestral ou semestral, deve dividir-se a TAN por três ou seis, respectivamente.
A Findigno, Consultoria Financeira Lda., possui excelentes parcerias na concessão de Crédito Pessoal e Consolidado, com TAN apartir de 7,55%, consoante o valor solicitado ou prazo estabelecido para pagamento do prazo.
Em relação à TAEG, representa todos os custos do empréstimo, acrescido dos encargos com a contratação de outros produtos ou serviços associados.
O que a Findigno Consultoria Financeira Lda. tem reparado, é que existem ainda muitos clientes que tem como preocupação, não a mensalidade do crédito mas sim a TAN. É um erro pensar dessa forma, uma vez que existem propostas com excelentes TAN, mas com variados produtos e serviços associados, o que vai aumentar e muito a TAEG. Por isso recomendamos sempre que tenham o cuidado de verificar qual a mensalidade com todos os encargos incluídos.